Como ser um bom designer?

"Quando uma idéia é rejeitada, muitas vezes é a apresentação que está sendo rejeitada e não a idéia em si". Marcos Nähr.

Como diria Jessica Helfand: “Design gráfico é uma linguagem visual que une harmonia e equilíbrio, cor e luz, escala e tensão, forma e conteúdo. Mas é também uma linguagem idiomática, uma linguagem de símbolos e alusões, de referências culturais e inferências perceptuais que desafiam tanto o intelecto quanto o olhar”.

Todos temos uma bagagem cultural de alguns anos vividos, tudo isso pode influenciar sim no seu design. Devemos isso ao meio em que vivemos, sob qual e que tipo de influência fomos afetados ao passar do tempo.
Um fator determinante é sem duvida a visão, tudo que vemos quardamos em algum lugar no nosso cerebro, portanto tudo aquilo q vimos e sentimos vai trazer influência no que fazemos e com o design não é diferente.
Nossa vida é um eterno processo de retenção de informação.

Um bom designer tem que ter sensibilidade, porque quanto mais ele entende o mundo mais ele aprende com ele, tendo assim respostas criativas para diversas situações.
O design tem que ser "vivido" em todas as suas formas de manifestação para que seja realmente apreciado, mas nem tudo é design busque outras formas conhecimento além do design.

Demonstre ao seu cliente CONHECIMENTO, ABERTURA e RECEPTIVIDADE.

"Se você puder demonstrar algum conhecimento sobre o campo de atuação do seu cliente, se você conseguir falar sobre o projeto com tranqüilidade e se você ouvir mais ao invés de só falar sobre si mesmo, você vai se impressionar com a receptividade do seu novo cliente sobre suas idéias. Parece um paradoxo, mas quanto menos você embasar o relacionamento cliente/designer sobre você próprio, mais sucesso você terá"
Marcos Nähr.

Acho muito bom o que ele disse, porque se cercar de conhecimento é bom e te deixa muito mais seguro sobre o assunto.

Créditos: Júlio

Confira alguns trabalhos bacanas de Designers em:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=33183674